Calendário de Eventos Ambientais no Entorno do Parque Estadual do Rio Doce

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Consultor Canadense incentiva empreendedorismo em Marliéria!

Palestras mostram potencialidades que podem ser exploradas

Levantar possibilidades, apresentar idéias, mostrar potencialidades e incentivar o empreendedorismo sem medos. Estes foram os objetivos das palestras do consultor Augusto Mathias, durante a última semana, entre os dias 27 e 30 de novembro, no município de Marliéria. Com o tema “Desenvolvimento Econômico Passo a Passo”, as palestras foram realizadas na sede e no Distrito de Cava Grande. Elas fazem parte do projeto Capacidades, desenvolvido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Prefeitura de Marliéria.
Experiência Internacional

O Autor das palestras foi o consultor Augusto Mathias, brasileiro que há 31 anos vive no Canadá, onde presta serviços como consultor na administração da cidade Toronto. Foi a primeira visita do consultor a Marliéria para as palestras. Augusto, no entanto, deixou claro que está envolvido desde o início da implantação do Projeto de Desenvolvimento Local, da CNM e do PNUD, em Marliéria, acompanhando passo a passo todos os procedimentos.

Com a experiência internacional adquirida no Canadá, Augusto Mathias tem atuado como consultor da CNM em vários municípios brasileiros, localizados nas regiões Nordeste, Sudoeste e Sul, em pequenas cidades. As consultorias são nas áreas de: administração, desenvolvimento econômico, cidades saudáveis, desenvolvimento de políticas públicas, incentivo ao engajamento da comunidade e participação de jovens no poder de decisão nos municípios.
As palestras

Durante sua passagem por Marliéria, o Consultor da CNM proferiu palestras abordando o tema Desenvolvimento Humano e Econômico, incentivando o empreendedorismo. Também abordou os temas violência, movimentos da paz no Brasil e projetos sobre prevenção de violência. Nas palestras Augusto destaca a importância do incentivo às parcerias. “Acho que tem muitas coisas que podem ser somadas com as parcerias, varias entidades trabalhando em conjunto podem garantir avanços significativos em uma comunidade”, afirmou o consultor.

Antes de iniciar a série de palestras, Augusto Mathias conheceu todo o município, incluindo o Parque Estadual do Rio Doce, formatando o tema às perspectivas da realidade local. “Achei o potencial incrível do município. Há muito a ser explorado em Marliéria”, comentou em suas palestras. Sobre indagações de que pode não haver demanda e que por isso não dá para arriscar, Augusto Mathias incentivou: “Existe um ditado que destaco sempre. “construa que eles virão”. Não é só sonhar. É agir com os sonhos.” Durante as palestras o consultor apresentou varias idéias que podem ser adaptadas para Marliéria: “Se colaborar-mos todos, junto com o parque, associações, restaurantes, pousadas, cultura, podemos conseguir um desenvolvimento antes não imaginado”.

Augusto fez questão de frisar durante as palestras que Marliéria tem um grande potencial com o parque do Rio Doce, más principalmente com pessoas. “Marliéria tem um povo hospitaleiro, o que é uma grande vantagem. Além disso, uma cozinha maravilhosa, as paisagens, o parque, todo esse conjunto dão um grande potencial que ainda precisa ser descoberto.”
Encontro na Câmara

O consultor Augusto Mathias manteve encontros também com os vereadores na Câmara Municipal de Marliéria, abordando o tema Plano Diretor. Apesar de não ser uma exigência no momento, o consultor destacou que seria interessante que começasse a ser discutido com a comunidade para antecipar uma necessidade de futuro. “O Plano Diretor pode dar uma direção para a cidade através de regulamentos, leis, parâmetros que são desenvolvidos por um período de dez anos”. “O PNUD já executa partes previstas no plano diretor, em suas ações”, acrescentou Augusto, satisfeito com a receptividade pelos legisladores na câmara.





Nenhum comentário:

Postar um comentário