Calendário de Eventos Ambientais no Entorno do Parque Estadual do Rio Doce

sábado, 21 de janeiro de 2012

“Bacia do Rio Piracicaba pronta para efetuar a Cobrança pelo Uso da Água. “







Rio Piracicaba na cidade de Nova Era - MG .

O extrato do Contrato de Gestão celebrado com a anuência dos 6 comitês mineiros, entre o Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM  e o Instituto Bio Atlântica (IBio), entidade selecionada para desempenhar funções de Agência de Água na Bacia Hidrográfica do rio Doce, foi publicado no Diário Oficial de Minas Gerais dia 10/01/2012. A partir desta data a cobrança pelo uso dos recursos hídricos em corpos d'água de domínio do estado de Minas Gerais, na Bacia Hidrográfica do Rio Doce passa a ter validade.
Os recursos financeiros arrecadados com a Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos, em cada bacia hidrográfica, depois de contabilizados, serão automaticamente transferidos pelo Estado de Minas Gerais ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas – IGAM que, por sua vez, ficará responsável pelo seu repasse à conta bancária da respectiva agência de bacia ou entidade a ela equiparada.
Por isso, foi assinado um Contrato de Gestão entre o IGAM, órgão gestor de recursos hídricos do Estado de Minas Gerais, e o IBIO entidade equiparada à agência de bacia do Rio Doce. O contrato de gestão, aprovado pelos Comitês da Bacia Hidrográfica afluentes, estipula  as metas, prazos e indicadores de desempenho relativos à gestão da água na Bacia.
A cobrança pelo uso do recurso hídrico é um dos instrumentos de gestão previstos na Política Nacional de Recursos Hídricos, estabelecida pela Lei 9.433/97, conhecida como Lei das Águas. O objetivo da cobrança é estimular o uso racional e gerar recursos financeiros para investimentos na recuperação e preservação dos mananciais da própria bacia. A cobrança pelo uso da água nas bacias não é um imposto, mas um preço condominial fixado a partir de um pacto entre os usuários da bacia, o Poder Público e a sociedade civil, estabelecido no âmbito do comitê de bacia, fórum que reúne representantes eleitos pelos próprios usuários da bacia. Os Valores da Cobrança na Bacia do Piracicaba serão os mesmos aprovados para a calha do rio Doce de domínio federal.
A Fundação Relictos participou de todas as discussões para a implantação da Cobrança na Bacia do Rio Doce  juntamente com representantes dos Usuários de recursos hídricos e  o Poder Publico, chegando a critérios e valores  por  consenso.

                            


José Ângelo Paganini
Diretor Presidente
logorelictos4


Nenhum comentário:

Postar um comentário