Calendário de Eventos Ambientais no Entorno do Parque Estadual do Rio Doce

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Doce Loja!





Mais espaço para produtos da terra
A loja é mantida pela Associação dos Amigos do Parque Estadual do Rio Doce (Aaperd)

MARLIÉRIA – A Associação dos Amigos do Parque Estadual do Rio Doce (Aaperd) prepara a inauguração de um novo espaço da “Doce Loja”. O estabelecimento comercializa produtos artesanais da área do entorno do Parque Estadual do Rio Doce. Agora, haverá um espaço maior e mais sortido.
A loja é mantida pela Aaperd, entidade que atua em sintonia com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a gerência da unidade de conservação, na proteção e conscientização dos moradores do entorno da reserva.
A proposta é que a loja ecológica tenha um novo espaço para funcionamento, nas proximidades do restaurante do Perd, em um local bem mais acessível aos visitantes. Em fase final, a obra conta com o apoio da gerência do Parque e da Prefeitura de Marliéria.
A mudança vai abranger, também, os produtos que são comercializados. A Aaperd busca, junto aos empreendedores das comunidades vizinhas do Parque, que os motivos da Mata Atlântica sejam evidenciados nos produtos típicos artesanais, contribuindo para o ecoturismo e como forma de divulgar a importância e a diversidade existentes na reserva.
No sábado (11) foi promovido um simpósio com os produtores e artesãos do entorno, quando foram mostrados novos trabalhos artesanais, com a utilização de temas do Perd e divulgação dos valores da unidade.

A Aaperd já conseguiu a mobilização de aproximadamente 20 empreendedores dos municípios de Timóteo, Dionísio e Marliéria – área de abrangência territorial do Parque do Rio Doce. “A Aaperd espera que as pessoas, ao visitarem o Parque, levem para casa, além da riqueza da memória, uma lembrança por meio das mãos criativas e abençoadas dos empreendedores locais”, destacam os organizadores.
Criada em 2003, a Associação Amigos do Parque é presidida por Adalberto José dos Santos (atual vice-prefeito de Marliéria). A entidade é responsável, também, pela Romaria Ecológica Dom Helvécio, organizada todos os anos para comemorar o aniversário do Perd.






Nenhum comentário:

Postar um comentário