Calendário de Eventos Ambientais no Entorno do Parque Estadual do Rio Doce

sexta-feira, 30 de março de 2012

Dia mundial das Águas!


Para o Dia Mundial da Água (22/03), a  Relatora Especial para Água e Saneamento, Catarina de Albuquerque, pede para os países não voltarem atrás das suas decisões de reconhecer o direito à água e ao saneamento para todos, e agir de forma coerente com elas. O direito a esses dois itens foram reconhecidos pela Assembléia Geral da ONU e pelo Conselho de Direitos Humanos em 2010.
“Alguns Estados, incluindo o Canadá e o Reino Unido, estão, aparentemente, propondo a remoção de algumas referências explícitas ao direito à água e ao saneamento para todos no primeiro rascunho do documento final da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, Rio+20″, ressaltou Albuquerque. “No contexto da agenda da Rio+20, quem não quer um futuro onde cada indivíduo goze de água potável? Quem não quer um futuro onde ninguém morra devido à água contaminada? Quem não quer erradicar a indignidade e a humilhação da defecação a céu aberto?”
Albuquerque disse ser fundamental ampliar os compromissos com o direito humano à água e ao saneamento. Precisamos falar para os milhões que são marginalizados e esquecidos – pessoas dormindo nas ruas, meninas que andam quilômetros para buscar água todos os dias, meninos que abandonam a escola por causa da diarreia e todas as pessoas que não têm acesso a água por causa de suas deficiências.”
“A Rio+20 e as metas de desenvolvimento do milênio após 2015 não devem trair os compromissos anteriores sobre o direito à água e ao saneamento. Já é tempo para se concentrar na população mundial que só têm acesso à água suja e insegura e ao saneamento inadequado”, destacou a relatora no Dia Mundial da Água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário