Calendário de Eventos Ambientais no Entorno do Parque Estadual do Rio Doce

sexta-feira, 2 de março de 2012

Para fugir do barulho


MARLIÉRIA - Uma alternativa para o feriado de Carnaval foi o refúgio no Parque Estadual do Rio Doce (Perd). A área de visitação pública, localizada em Marliéria, recebeu um público estimado em 2 mil pessoas neste feriado.

Segundo o gerente da unidade de conservação, Vinícius Moreira, só a área de acampamento recebeu 250 barracas/dia, operando no limite da capacidade de carga observada pelo Plano de Manejo.

Com a rotatividade de campistas nos quatro dias de feriado, foram contabilizadas 452 barracas. O Perd não tem programação de carnaval. A UC é destinada ao turismo ecológico, com atividades contemplativas.
Para visitar o local, paga-se uma taxa simbólica na portaria. Não é preciso agendamento. Somente nos feriados prolongados, como o Carnaval, há limitação do número de barracas na área de camping.
No interior da unidade há um mirante, de onde se avista uma parcela considerável do Parque, trilhas e uma pequena praia. Também é permitida a atividade de pesca no Lago Dom Helvécio - somente de espécies exóticas, entre elas a piranha e o tucunaré.



COMO CHEGAR?

O Parque Estadual do Rio Doce tem portaria às margens da MG-760. Esse é o único ponto em que o público consegue entrar na reserva. O acesso pode ser feito de três formas.

Saindo de Belo Horizonte pela BR 262, seguir no sentido de Vitória e entrar no entroncamento para São José do Goiabal, entre João Monlevade e Rio Casca. Depois, prosseguir 6,5 km asfaltados pela BR 320. A partir daí, segue-se a sinalização até a entrada do parque. São 40 km de estrada de terra.
Outra opção é seguir pela BR-381, sentido a Timóteo e depois pegar a MG-760, passando pelo distrito de Cava Grande, Marliéria. São 31 quilômetros de estrada de terra na MG-760.
Outro acesso é também pela BR-381, depois pega-se o acesso para Jaguaraçu/Marliéria, passando pelo Pico do Jacroá. O Perd fica do outro lado da serra. A metade da Estrada Parque Dom Helvécio já está pavimentada e são pouco mais de 15 quilômetros de terra. Porém, essa estrada via serra só deve ser usada no período de seca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário