Calendário de Eventos Ambientais no Entorno do Parque Estadual do Rio Doce

sexta-feira, 30 de março de 2012

Um exemplo a seguir!


O Projeto de Capacitação para os integrantes da Associação dos Catadores de Material Reciclável de Ipatinga – Ascari, visando o melhor reaproveitamento de resíduos recicláveis coletados na cidade, será concluído em abril. A capacitação, oferecida pela Fundação Relictos, começou no final de 2009 com suporte financeiro de convênio assinado com a SEMAD - Secretaria de Estado  de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
O projeto será encerrado com uma exposição a ser aberta na próxima segunda-feira, 2 de abril, à 12h, no hall da Prefeitura de  Ipatinga, com uma mostra das atividades realizadas e os resultados obtidos. A exposição permanece até quarta-feira, dia 4 de abril.
Enquadrada no Projeto Estruturador de “Resíduos Sólidos” do Governo de Minas Gerais, para atuar na promoção do desenvolvimento econômico em bases sustentáveis, a iniciativa da Relictos possibilitou a realização de 17 oficinas de Habilidades e Comercialização para os catadores. Foram desenvolvidas técnicas de confecção de bolsas, tapetes, esteiras e utensílios, reaproveitando materiais recolhidos.
O projeto resultou ainda em nove  módulos do curso  de capacitação organizacional, com discussão e análise das diversas formas de organização, métodos de gerenciamento e de controle da produção. Foram também promovidas cinco palestras  sobre temas como segurança, saúde, alimentação, trânsito.
Outra atividade resultante do projeto foi a realização da campanha de imunização ativa dos catadores, visando reduzir os riscos biológicos a que esses profissionais estão sujeitos. Essa iniciativa contou com o apoio da Prefeitura de Ipatinga / Vigilância Epidemiológicas e Controle de Zoonoses e das Associações de Catadores Ascari  e Amavale. Os catadores foram vacinados contra febre amarela, tétano, hepatite B e tríplice viral.
Foi também de grande valia a obtenção dos Certificados de Dispensa de Licenciamento Ambiental fornecidos pelo Supram Leste de Minas junto à Superintendência de Regularização Ambiental da SEMAD. Este documento é muito importante para as associações de catadores, pois as habilita a receberem material reciclável de empresas  certificadas  pela norma ISO 14001.
De acordo com o presidente da Relictos, José Ângelo Paganini, mesmo concluindo o projeto a fundação vai continuar apoiando os catadores de recicláveis e realizando atividades em conjunto com eles. "A questão dos resíduos sólidos em Ipatinga ainda é um desafio longe de ser vencido", ressalta José Ângelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário