Calendário de Eventos Ambientais no Entorno do Parque Estadual do Rio Doce

terça-feira, 1 de maio de 2012

DICAS PARA PESCAR LEGAL!


                                                     PIRACEMA
  Durante o período de piracema,que tradicionalmente ocorre entre 1 de novembro e 28 de
Fevereiro do ano subsequente,as atividades de pesca sofrem restrições.Nesta época,os peixes sobem para as cabeceiras para se reproduzirem e os pescadores têm de observar rigorosamente as restrições para a atividade.
 As restrições de pesca para este período são regulamentadas através de publicação de portarias pelo IEF,permitindo apenas a captura de espécies exóticas(de outros países),alóctones(de outras bacias brasileiras), (produzidas em laboratório).Apenas algumas espécies autóctones (nativa da bacia)poderão ser pescadas.
O período de piracema é fundamental para a reprodução das espécies que vivem nos rios,barragens e represas do estado.Os peixes de piracema também são conhecidos como peixes migradores e chegam a nadar centenas de quilômetros em poucos dias.
A palavra piracema é de origem tupi e significa “subida do peixe”.Refere-se ao período em que os peixes buscam os locais mais adequados para a desova e alimentação.O fenômeno acontece anualmente.coincidindo com  o início do período das chuvas.entre os meses de novembro a fevereiro.ao fim desta época,as lagoas existentes ás margens dos rios perdem contato com o curso d/água e as ovas ficam detidas.Nesses locais,as chances de sobrevivência dos alevinos são maiores,pois ás águas são ricas em alimentos.Com as novas chuvas.as lagoas voltam a se conectar ao rio.

                                  COMPANHEIRO PESCADOR

A melhor isca para uma pescaria legal é a sua carteira de pesca,que poderá ser obtida no Instituto Estadual de Florestas.Através do IEF e da Polícia Ambiental,você obtém informações de como fazer a sua Carteira de Pesca,bem como pescar de forma legal,ou seja,de como pescar sem contrariar as leis a ao mesmo tempo,contribuir para melhoria do meio ambiente e para a recuperação de nossos estoques pesqueiros.
                  Pescar legal é:
Fazer sua carteira de pescador amador no  IEF;
Utilizar somente petrechos permitidos;
Estar cumprindo os regulamentos estabelecidos para o período da Piracema;
Ajudar a conservar as matas ciliares,pois elas garantem a vida dos peixes e dos rios.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA OBTER SUA LICENÇA DE PESCA AMADORA

Pesca Amadora ou Esportiva é aquela realizada com a finalidade exclusiva de lazer,devidamente autorizada pelo Órgão Competente.

Na capital você poderá obter sua carteira de Pesca,junto ao IEF.No interior,procure os Regionais do IEF.Sua Carteira de Pesca Amadora também poderá ser obtida no site do IEF:WWW.ief.mg.gov.br ou nas Casas de Pesca credenciadas.

São isentos de taxa:
Os aposentados e maiores de 65 anos para o homem e de 60 para as mulheres;menores até 12 anos,desde que não sejam filiados a Clubes,Colônias ou Associações de Pesca.

Documentos necessários:
01 foto 3X4;
CPF;
Carteira de identidade;
Comprovante de residência;
Menores de 12 anos:cópia de certidão de nascimento com autorização do responsável.

Ao preencher o formulário on line,você imprime o Documento de Arrecadação Estadual-DAE,juntamente com a Carteira de Pesca.Esse documento terá validade por um ano,a partir da data da autenticação bancária.
Bancos credenciados:ITAÙ,BRASIL,BRADESCO.MERCANTIL DO BRASIL EBANCOOB.
Não será emitida segunda via da licença de pesca amadora,no caso de perda ou extravio deverá obter uma nova licença,conforme legislação vigente.(Port.037/03)

Petrechos Permitidos para o Pescador Amador:
Linha de mão,caniço simples,anzóis simples,com molinete ou carretilha,provido de isca natural ou artificial(anzóis múltiplo são permitidos somente em iscas artificiais).
É permitido:
A captura de até 10 kg de pescado mais um exemplar (observar o período de piracema),dentro dos tamanhos previstos na tabela de mensuração.

É proibido pescar:
No rio Pandeiros e nos seus afluentes,
Nas lagoas marginais,
A menos de 200m a montante e a jusante de correnteiras,
A menos de 200m da confluência do rio principal,
A menos de 300m dos barramentos.

OBSERVAÇÃO:

Peixes permitidos para pescar na Lagoa do Parque Estadual do Rio Doce:
Tucunaré.Piranha e Cará da Amazônia....

TUDO EM ORDEM?
BOA PESCARIA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário