Calendário de Eventos Ambientais no Entorno do Parque Estadual do Rio Doce

terça-feira, 18 de novembro de 2014

70 anos do Parque Estadual do Rio Doce - Tempo de reflexão e transformações



2014, 70 anos do Parque Estadual do Rio Doce. 


A razão da nossa existência atinge a maturidade, a maior reserva contínua de mata atlântica de Minas Gerais, reconhecido internacionalmente como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e o único sítio RAMSAR da região sudeste do Brasil e do Bioma Mata Atlântica.

Essa data deve ser vista como um momento de reflexão, de pensar os próximos anos, não apenas os próximos 70, mas a eternidade, que é o tempo esperado por nós, para a existência do nosso tesouro.
Pensar este futuro exige de nós avaliar o passado, quando muito foi feito, para chegarmos onde estamos. Exige continuarmos agindo proativamente no presente, como vem sendo feito, para avançarmos ainda mais. Este momento deve nos fazer unir esforços, caminhar juntos, de mãos dadas, seguir em frente, com garra, com amor  e com respeito à diversidade de pensamentos, de desejos, de opiniões.

Para celebrar esse momento de reflexão, da chegada de novos desafios, que certamente se transformarão também em novas oportunidades, a Associação dos Amigos do Parque Estadual do Rio Doce se prepara e vem buscando, continuamente, apoiar o Parque Estadual do Rio Doce na superação dos desafios atuais e futuros, de forma a integrar a população do entorno, reforçando o elo de união para a conservação da natureza e o bem estar das pessoas.

O símbolo deste momento, para nós da associação, firma-se com a criação solidária da nossa nova logomarca, criada para marcar, com seus simbolismos, este momento, reverenciando o passado e a história da associação e das pessoas que fazem e fizeram muito, voluntariamente, para que chegássemos até aqui.



A nova logomarca da associação foi criada voluntariamente e doada à associação DuPERD pelo publicitário Éverton Ouriques, amante da observação de aves, que se encantou pelo parque, quando aqui esteve, para praticar seu hobby, a convite da associação e da administração do parque.

Essa logomarca representa a releitura da antiga marca da associação, pensada e criada pelos seus sócios mais antigos, em sua maioria, os seus fundadores, que plantaram as sementes para nossa caminhada atual e futura. Ao fazer isso, a nova marca busca reverenciar nossa história.

A pata da onça pintada representa a união, a caminhada de todos pelo objetivo comum. Fazendo alusão às mãos e pés, que nos levarão, juntos, ao que pretendemos, um Parque Estadual do Rio Doce eternamente preservado e integrado harmoniosamente com as comunidades do seu entorno.

A onça-pintada representa a garra, a coragem, a força para seguirmos em frente, mesmo na dificuldade e simboliza toda a rica fauna no parque. As cores representam a flora e as águas, razão do reconhecimento internacional de uma das mais importantes áreas úmidas do planeta, com suas mais de 40 lagoas, parte de um conjunto regional de mais de 160. Dentre estas, a maior delas tem grande importância simbólica, ao homenagear um dos maiores responsáveis pela proteção legal dada ao parque, há 70 anos, o bispo Dom Helvécio.

Por fim, reafirmando um compromisso com nossas raízes e com nossa cultura oral, o nome DuPERD, repetindo o carinhoso jeito mineiro de falar, unindo a associação e o parque, da forma como as pessoas se expressam, seja para falar das mudas de espécies nativas produzidas no viveiro DuPERD, importantes na recuperação da vegetação nativa na nossa região, seja para lembrar da marcante Romaria Ecológica DuPERD, assim como em tantas outras situações e certamente, da nossa Associação dos Amigos DuPERD.

Esperamos que esse momento nos traga mais caminhos e energia para continuarmos nossa caminhada de apoio a esta preciosa dádiva que temos o privilégio de estarmos próximos e podendo participar ativamente da sua preservação, convidando a todos para se unirem à nossa caminhada, à caminhada do Parque Estadual do Rio Doce, rumo à eternidade.

Um comentário: